segunda-feira, 28 de novembro de 2011

DITADURA MILITAR

O golpe militar de 1964

A crise política se arrastava desde a renúncia de Jânio Quadros em 1961. O vice de Jânio era João Goulart, que assumiu a presidência num clima político adverso. O governo de João Goulart (1961-1964) foi marcado pela abertura às organizações sociais. Estudantes, organização populares e trabalhadores ganharam espaço, causando a preocupação das classes conservadoras como, por exemplo, os empresários, banqueiros, Igreja Católica, militares e classe média.
Os partidos de oposição, como a União Democrática Nacional (UDN) e o Partido Social Democrático (PSD), acusavam Jango de estar planejando um golpe de esquerda e de ser o responsável pela carestia e pelo desabastecimento que o Brasil enfrentava.
No dia 13 de março de 1964, João Goulart realiza um grande comício na Central do Brasil ( Rio de Janeiro ), onde defende as Reformas de Base. Neste plano, Jango prometia mudanças radicais na estrutura agrária, econômica e educacional do país.
Seis dias depois, em 19 de março, os conservadores organizam uma manifestação contra as intenções de João Goulart. Foi a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, que reuniu milhares de pessoas pelas ruas do centro da cidade de São Paulo.
O clima de crise política e as tensões sociais aumentavam a cada dia. No dia 31 de março de 1964, tropas de Minas Gerais e São Paulo saem às ruas. Para evitar uma guerra civil, Jango deixa o país refugiando-se no Uruguai. Os militares tomam o poder. Em 9 de abril, é decretado o Ato Institucional Número 1 (AI-1). Este, cassa mandatos políticos de opositores ao regime militar e tira a estabilidade de funcionários públicos.


Atividade:

1) Relacione a primeira coluna de acordo com a segunda.
(  ) 09 de Abril de 1964                    
(  ) 19 de Março de 1964                  
(  ) 31 de Março de 1964                  
(  ) 13 de Março de 1964
                                                            
            (1)Manifestações contra João Goulart.
            (2)Jango deixa o país se refugiando.
            (3) Comicio de João Goulart na Central do Brasil.
            (4) Decreto do Ato Institucional.






Veja as fotos

DÉCADA DE 30

As eleições de 1930 representaram um marco na histórica política brasileira, pois significaram a ruptura da aliança entre as elites de SP e MG. Os políticos mineiros apoiaram o candidato da Aliança Liberal, Getúlio Vargas, que pouco tempo depois liderou um Golpe de Estado, conhecida como “Revolução de 1930”, que derrubou o presidente Washington Luiz e deu inicio a chamada Era Vargas.
Veja mais

Atividade:

1) Após ver o vídeo, explique o que você entende por a chamada Era Vargas.

domingo, 27 de novembro de 2011

PRIMEIRA REPÚBLICA

Período que abrange a proclamação da República e vai até o período de 1930.

Saiba mais:
Veja mais:

Atividade:
1) Com base no vídeo explique quais as forças que deram origem a República e demonstre suas idéias.

O Método Intuitivo e Lições de Coisas no Brasil do século XIX

O método intuitivo ou conhecido também como lições de coisas, generalizou-se como o mais adequado á instrução das classes populares.
Foi compreendido como o instrumento pedagógico capaz de reverter a ineficiencia do ensino escolar.
Saiba mais:

Decreto de Leôncio de Carvalho e os Pareceres de Rui Barbosa

São projetos de reformas relativos a instrução pública, entendiam a educação como fundamental para a sociedade nacional. Este decreto e este parecer propõe uma reforma de ensino desde o Jardim de infancia até o ensino superior.

Proposta de Couto Ferraz

Foi o primeiro esforço oficial de sistematização e controle da instrução primária e secundária no Império do Brasil.
veja mais em: http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe3/Documentos/Individ/Eixo3/211.pdf

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

O Ato Adicional de 1834

Com o Ato Adicional lei nº16 de 12 de Agosto de 1834, as províncias ganharam um pouco mais de autonomia, mas o mesmo provocou uma explosão de movimentos em todo país, sua caracteristica foi puramente política.
veja mais nos slides
Para saber mais acesse:
http://www.youtube.com/watch?v=J5dCEE4hrEM

Lei 15 de Outubro de 1827 (educação na época do Império).

Decreta a criação de escolas de primeiras letras em todas as cidade, vilas e lugares mais populosos do Império.
Conheça mais sobre essa lei e seus artigos em:
http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/heb05a.htm

Escolas de Formação de Professores no Brasil/Escola Normal

As concepções iluministas fizeram com que a instrução pública se tornasse uma das prioridades no governo.
Inspirada no modelo educacional das grandes sociedades européias, foi criada em 1835, em Niterói na província do Rio de Janeiro um modelo de Formação de Professores.
As escolas normais preconizavam uma formação específica, predominando a preocupação com o domínio dos conhecimentos a serem transmitidos nas escolas de primeiras letras.
Veja mais:http://www.schwartzman.org.br/simon/desafios/6professores.pdf

O IMPÉRIO BRASILEIRO/ AÇÕES IMPORTANTES:

1824 - Criação da 1ª Constituição Brasileira;
1827 - 1ª Lei de ensino;
1834 - Ato Adicional;
1835 - Criação da 1ª Escola de Formação de Professores;
1837 - Criação do Imperial Collegio de Dom Pedro II;
1854 - Reforma Couto Ferraz;
1879 - Reforma Lêoncio de Carvalho;
1888 - Abolição da Escravatura ( Lei Áurea).
Veja mais:http://www.youtube.com/watch?v=BuSrhijIiO8

Atividade:

1) Diante do contexto do filme fale sobre o 1° Reinado, Período Regencial e 2° Reinado.

O Ensino Monitorial Mútuo no Brasil

Foi instituido no Brasil pela 1ª lei da instrução pública de 1827,  nas escolas de primeiras letras.
Também chamado de método Lancasteriano, se baseava no aproveitamento dos alunos mais adiantados, tendo-os como auxiliares dos professores, estimulando a competissão entre educandos. Saiba mais:
http://coralx.ufsm.br/revce/revce/2005/02/a3.htm

PERÍODO JOANINO

Período em que a familia real da corte portuguesa chegou ao Brasil. Uma das primeiras medidas tomadas por Dom João foi abrir o comércio brasileiro aos paíse amigos de Portugal, beneficiando a Inglaterra que passou a ter vantagens e dominou o comércio brasileiro prejudicando o desenvolvimento econômico do Brasil.
Mas houve também, medidas que favoreceram o desenvolvimento do país, sendo elas: estimúlo ao estabelicimento de indústrias no Brasil, construção de estradas, cancelamento da lei que não permitia a criação de fábricas no Brasil, reformas em portos, criação do Banco do Brasil, e instalação da Junta do Comércio.
Do ponto de vista cultural e educacional, o país também saiu ganhando, o rei trouxe a missão francesa para o brasil, estimulando o desenvolvimento das artes em nosso país. Criou o museu nacional, a biblioteca real, a escola real de artes, e o observatório astrônomico. foram criados vários cursos: Agricultura, Cirurgia, Desenho Técnico nos estados da Bahia e do Rio de Janeiro.

Atividades:
1) Cite as contribuiçoes de Dom João para a educação.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

AS Aulas Régias no Brasil

Com a expulsão dos jesuítas, o governo português rompe com o pensamento escolástico instituindo em seu lugar as aulas régias.Que eram aulas de primeiras letras e de humanidades, essa aulas pertenciam ao estado e não a igreja.
O início oficial das Aulas Régias ocorreu em 28 de junho de 1774, com a Aula de Filosofia Racional e Moral, ministrada pelo professor régio Francisco Rodrigues Xavier Prates.

PERÍODO POMBALINO

Período em  que Marquês de Pombal acaba com a educação jesuítica, promoveu as Reformas Pombalinas.
O período pombalino, compõe o movimento histórico do modo de produção feudal ao capitalista. Para saber mais leia o texto.

Referências: MAXWELL, Kenneth.Marquês de POMBAL: paradoxo do iluminismo. RJ. Paz e terra, 1996.

veja mais em:

Atividades:
1) Após ver os Slides acima coloque V para verdadeiro e F para falso.

(  ) Nas Reformas Pombalinas o ensino estava ligado a igreja.
(  ) 1759 houve a expulsão dos Jesuítas.
(  ) As Reformas Pombalinas constituiram uma renovação Pedagógica.

"A educação Jesuítica no Brasil colônia."

Por meio do texto analisamos os fundamentos teóricos /metodológicos da educação implantada pela companhia de Jesus entre 1549 e 1759 chamada educação jesuítica.
Pode-se afirmar que a educação jesuítica é fruto do segundo período colonial que vai da instalação do governo geral, em 1549, e as ultimas décadas do século XVII. Os padres foram os primeiros professores no Brasil , em que sua função era catequizar para depois educar,forma o nativo a partir de uma perspectiva cristã.Sob o comando do padre Manuel da Nóbrega, os jesuítas e suas obras espalharam-se pelo país,fundando assim os famosos colégios jesuítas.
Para saber mais leia...
 http://www.musicalmendelssohn.com.br/MusicadosindiosII.pdf

Para melhor compreensão assista o filme: A MISSÃO
clique aqui para ver o filme

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Ratio Studiorum

O Ratio Studiorum foi criado para regulamentar o ensino nos colégios Jesuíticos. Sua primeira edição foi em 1599, tinha por finalidade ordenar as atividades, funções e os métodos de avaliação.

O Ratio Studiorum ou plano de Estudos da companhia de Jesus desenvolve um papel muito importante. Foi através desse código que se marcaram a organização e a atividade dos numerosos colégios fundados pela companhia de Jesus que dirigiu cerca de dois séculos.
Considerada uma imensa atividade pedagógica com uma grande influência sobre outros colégios e outros sistemas educativos.
O Ratio conquistou a todos com muito sucesso, é um dos fatores mais eficientes da contra reforma católica, nele se acha ligada a grande parte da aristocracia intelectual dos últimos séculos. Grandes estrelas saíram dos colégios da companhia.
Para melhor entendimento veja:

PERÍODO JESUÍTICO NO BRASIL

Os primeiros Jesuítas chegaram ao Brasil em Março de 1549, quinze dias após edificaram a 1ª escola elementar brasileira em Salvador. Se dedicavam a pregação da fé católica e ao trabalho educativo. Mas percebiam que não era possível converter os índios a fé católica, sem que os mesmos soubessem ler e escrever.Clique aqui

Atividades:
1) Marque X na alternativa certa.
(  ) O Período Jesuítico vai de 1549 a 1600.
(  ) Os Jesuítas queriam converter os índios a fé católica.
(  ) Em 1567 foi fundado o colégio Jesuíta no Rio de Janeiro.
(  ) Em 1622 foi fundado o colégio Jesuíta no Maranhão.
(  ) Em 1700 os Jesuítas foram expulsos por Marquês de Pombal.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O texto : O ensino da história da educação brasileira e as fontes.

O texto discutido faz reflexão ao uso das fontes no ensino da história da educação brasileira, e suas contribuições para  a teoria e a prática na formação de professores.

História e história da educação

O texto a seguir, relata sobre as grandes transformações ocorridas no decorrer do tempo. Destaca que a educação não é neutra, pois sofre os efeitos de conjuntos de idéias que tem por base uma teoria politica ou econômica.

Referência:

ARANHA, M.L de Arruda. Historia da educação e da pedagogia. S.P: Moderna, 2006.

0 grande problema da economia brasileira-a educação .

Por meio do que foi visto em sala de aula, pode-se perceber que a qualidade da educação esta deixando muito a desejar. E que o compromisso com a educação não é só dos governantes, mas sim de todos.clique aqui